Você se identificaria como alguém capaz de receber as bênçãos do universo? Provavelmente não. Mas, as crenças de não merecimento trabalham de uma forma sutil no seu dia a dia.
O que você fala, sente, pensa ou faz pode influenciar, e muito, a forma como vê a si mesmo e as possibilidades na sua vida.
Por isso, vale entender o que são as crenças de não merecimento e o que fazer para retomar o poder da sua vida e viver melhor.
O que são crenças de não merecimento?
As crenças de não merecimento são um conjunto de pensamentos, emoções e ações que fazem você receber cada vez menos do Universo.
Poderia ter um salário mais alto, um relacionamento mais feliz, uma saúde melhor, mas essa crença impede que você chegue a esse patamar.
Para dar um exemplo bem prático, a crença de não merecimento é como um bolo de chocolate. Digamos que você queira fazer um bolo de morango, com um recheio bem diferente e apetitoso.
Mas, o problema é que continua colocando os mesmos ingredientes do bolo de chocolate e esperando outro resultado… Porque você aprendeu que a receita do bolo de chocolate seria a única forma de se fazer um bolo.
Dessa forma, qualquer que seja sua intenção para prosperar e ser mais feliz, o retorno sempre será o mesmo: de ter e ser menos.
O não merecimento representa o pouco que o seu subconsciente acredita na sua capacidade de ser feliz e de prosperar. Essa crença vem do seu hábito de pensar e sentir que você cultivou durante a vida.
Qual a origem da crença de não merecimento?
Cada pessoa tem a origem de uma crença limitante. Ela acontece pela repetição de um padrão de pensamento e sentimento ou por um forte impacto emocional.
Da mesma forma, essa crença pode ter se originado em outra vida, na sua infância ou há poucos anos. Existe uma origem e você pode chegar até ela através dos Registros Akáshicos, que representam todas as suas memórias de vidas.
No entanto, saber a origem de uma crença vai permitir que você, hoje, entenda o que realmente aconteceu e porque criou aquela crença. Na nossa mente, nem tudo é como realmente acontece, mas como interpretamos…
5 Crenças de Não Merecimento que Minam sua energia
5 Crenças de Não Merecimento que Minam sua energia
A sua parte consciente é aquela em que você se dedica pela sua prosperidade. Você acorda cedo, trabalha, busca os melhores resultados, se empenha com a família, busca ser uma pessoa melhor.
Parece que tudo está caminhando para o infinito recebimento. Mas, porque esse “retorno” nunca chega? Porque seus hábitos ainda estão presos ao não merecimento. Ou seja, você está se sabotando.
A seguir, vamos detalhar algumas dessas crenças de não merecimento:
1. Você se compara com os outros
Quem nunca? É comum que a gente se compare, mas quando essa ação faz você sempre se ver como alguém pior, não é um hábito saudável.
A comparação pode servir para que veja onde melhorar para chegar mais rápido ao seu objetivo. Mas se ela faz você se criticar mais, ficar triste ou se sobrecarregar, é sinal de que você está validando o não merecimento.
2. Você se frustra com os seus resultados
Todas as manhãs, sua lista de tarefas costuma ser muito maior do que realmente é capaz de fazer. Você exige mais de si, colocando uma energia desnecessária sobre os seus ombros para poder fazer tudo.
Mas, chega no fim do dia, você não fez nem metade do que precisava. Isso se repete todos os dias, trazendo a sensação de incapacidade.
Aí, você se questiona se realmente vai alcançar aqueles objetivos que sonha tanto, se não consegue fazer tudo. Ou seja, “será que realmente mereço algo melhor se não consigo fazer o que preciso”?
A pressão é tão grande que, aquilo que você realiza parece pouco ou que não foi bem feito o suficiente. Lembre-se que a produtividade não vem pela quantidade de tarefas, mas pela agilidade e qualidade em fazer o que é possível, sempre se respeitando.
3. Você responsabiliza os outros
Sua lista de tarefas estava enorme porque você se sobrecarrega, mas acaba culpando o chefe, o(a) companheiro(a), o trânsito, o governo, o parente por não conseguir.
Se você é assim, há quanto tempo vem dando essas desculpas? A cada dia, está culpando quem ou o quê?
Quem coloca a culpa nos outros, só fica reforçando o vitimismo e a punição de não merecimento “por causa do fulano”.
A autorresponsabilidade tem um papel importante na jornada do autoconhecimento. Só você é o autor da sua história, mais ninguém.
4. Você lamenta aquilo que tem
Toda vez que recebe seu salário, afirma que ganha muito pouco, diz que “isso não é vida”. Ou, não se sente bem na sua casa, com os móveis/ objetos/ roupas que tem porque imagina que está tudo velho/ quebrado/ feio.
Nada está bom para você. Você desmerece suas conquistas, suas companhias, seus bens. Mas é só um reflexo de como vê a si.
5. Você não se entrega ao fluxo do universo
Na hora de pagar um imposto ou uma conta, você agradece por ter dinheiro ou reclama que vai ter que colocar a mão no bolso?
Alguém te pede um trabalho, mas você só faz o necessário e nada mais. Mas não gosta quando fazem o mesmo com você.
Lá no fundo, você não se acha realmente merecedor de conseguir mais, nem de dar conta se um dia conseguir. Então é melhor ficar com o pouco que tem. É cômodo né?
Por que se achar sem merecimento?
Imagine que você é seu próprio observador. Verifique quais pensamentos manifesta ao acordar, cada objeto que toca, cada comentário que faz. Eles estão mais para a rejeição da vida ou a plena aprovação?
Em que momento do seu dia (se é que ocorre) você pensa e sente: “tudo está bem como está”? Infelizmente, muitas pessoas nem se dão ao trabalho de seguir com esse raciocínio por achar muito fantasioso.
Acham que pensar que “tudo está bem como é” seria sinônimo de se conformar com a realidade que têm. E tenho certeza de que essa realidade está carregada de dificuldade, sofrimento, dívidas e desajustes.
Realmente, com esse foco, nada está bem como é, não é verdade? Isso porque nada está “sendo” para ser considerado bom.
A mente fica em constante alerta para “gritar” que você tem dívidas, que sua vida não é maravilhosa, que nada está bem, que você não é capaz de mudar isso… E também, que você não é merecedor.
De nada adianta chover a prosperidade do Universo se você fica aí, com o guarda-chuva aberto para proteger essas crenças.
Sabe quem coloca tudo isso na sua mente? Seu ego. Ele tem olhos e ouvidos para todos os lados, menos para dentro de você.
Ele registra a conquista e a ‘sorte’ dos outros sempre em comparação com as suas falhas e seu ‘azar’. É o mesmo ego, preso aos registros de mágoas e crenças limitantes do passado, que te fazem pensar que não é merecedor de nada na vida.
Como eliminar as crenças de não merecimento?
- Basta ser seu próprio observador para ver como pode mudar.
- Agradeça infinitamente por tudo o que recebe.
- Faça uma lista diária de todas as coisas boas que acontecem ao fim do dia.
Com a prática, até aquilo que antes considerava negativo pode ir para a listinha de agradecimentos. Por quê? Porque estará mudando seus padrões e a forma como enxerga a vida, sem o filtro do ego ferido e vitimizado.
Você pode trabalhar as crenças de não merecimento por meio de sessões breves de limpezas akáshicas. O programa Confiar e Fluir pode te ajudar a remover esses acúmulos de energia para que possa se entregar ao universo sabendo do seu merecimento!
2 replies to "5 Crenças de Não Merecimento que Prejudicam Sua Qualidade de Vida"
As crenças limitantes só me prejudicam.
Agredito que somos responsáveis pelas nossas ações e pensamentos.
Vou fazer 60 anos e não me sinto feliz,não consegui ainda ganhar dinheiro,encontrar um bom companheiro,etc.É só viver para sobrevivência. Acaba que viver vira um fardo.Tenho tentado mudar meus pensamentos e estar mais vigilantes.
Tenho que tentar unir forças e fazer exercícios mentais de co criar e agradecer as pequenas coisas e conquistas do dia .Isso tenho tentado fazer.
Um grande abraço Patricia,Monica.
Olá, Monica, gratidao por compartilhar seu momento com a gente e ficamos felizes por ter nos encontrado. Sim, as crenças prejudicam enquanto deixarmos que elas tomem conta da gente, limitando nossa visão sobre a vida e sobre nós mesmos. Voce já deu um grande passo tendo consciência do que são as crenças e do poder dos pensamentos e emoções. O caminho é esse que você comentou, dando um passo de cada vez. A cada dia, esteja mais vigilante sobre a qualidade dos seus pensamentos e emoções; procure conteúdos como o nosso blog e nosso youtube para se inspirar, manter o foco e saber que voc~e tem o apoio do universo e da gente no seu caminho. Temos várias limpezas no canal do Instituto Registros Akashicos no youtube para você ir fazendo. Se sentir o chamado, temos cursos e vivências online que podem lhe ajudar. Se tiver qualquer dúvida ou qiser conhecer quais cursos podem apoiar esse momento, escreva para a gente no email do suporte ou no nosso whatsapp. Receba nosso carinho e lembre-se que o Universo está te apoiando!!